Video-aulas

Os educadores não tem tempo para complicações e também necessitam de software leve e prático. O Movie Maker do Windows é o mais recomendado para edição de seus vídeos. Nele você pode inserir imagens, áudio, texto, etc, com efeitos ou não. Você pode gravar sua voz explicando conteúdo ou pode editar vídeos de autoria de outrem.
As imagens inseridas ficarão em uma linha horizontal onde você poderá editar como quiser acrescentando o que desejar. Ao exportar você poderá escolher o formato.
Se você quiser transformar imagens em video é muito simples. Você irá inserir as imagens colocando na ordem desejada, depois você insere o audio, e exporta para o computador no formato desejado. Recomenda-se o formato MPEG2 (para a TV pendrive é o que dá menos erro) ou AVI Xvid e DivX.


A montagem de aulas não é  muito difícil. Temos que ter um computador com boa memória e com um bom processador para termos velocidade. Precisamos de alguns programas básicos. Os recomendados são:

  • Paint ou similar (para edição de imagem e texto) ver outros programas na página Imagem
  • Movie Maker (ou outro editor para transformação de imagens em filmes e colocação de legendas)
  • AnyVideo Converter ou ATube Catcher etc..
  • Sem contar os programas básicos de leitura de audio e video que já devem estar instalados no computador. 
Para você aprender a mexer em um programa, você deve abrir e testar, mexer sem medo. Só assim aprenderá mais rapidamente. 

Suas aulas podem ser apresentadas em forma de imagem, audio ou video.
O modo mais comum e rápido é imagem.

Se sua imagem for apresentada na TV multimidia, o formato é jpg ou jpeg. Se vc apresentar através de outro dispositivo como um dvd player, a imagem pode estar em outro formato.

Se você quer utilizar o Power Point, você só poderá usar seu trabalho na TV se exportar as imagens para jpEg, ou, se não exportar as imagens, você deve utilizar um computador com apresentador Multimídia. (data show)
Para salvar as imagens de sua apresentação para serem apresentadas na TV laranja ou em um dvd player (que lê cd e pendrive) CLIQUE em SALVAR E ENVIAR, depois em ALTERAR TIPO DE ARQUIVO, depois em FORMATO JPEG, depois em TODOS OS SLIDES.



SE VOCÊ QUISER MONTAR UMA AULA FEITA POR VOCÊ, PRIMEIRO ESCREVA AS EXPLICAÇÕES UMA A UMA NO PAINT OU NO POWER POINT. VEJA A PÁGINA IMAGENS DESTE SITE. DEPOIS VOCÊ CARREGA CADA IMAGEM NO MOVIE MAKER. ESTE PROGRAMA COLOCA SOM, GRAVA SUA VOZ , COLOCA LEGENDA, ETC. VOCÊ DEVE CONVERTER O VIDEO PARA MPEG2 (utilizando um conversor como o ATUBE CATCHER ou ANY VIDEO CONVERTER)  SE QUISER PASSAR NA TV LARANJA DAS ESCOLAS ESTADUAIS, NOS DVDS PLAYERS  OU NO DATA SHOW DE SUA ESCOLA.





PROGRAMAS PARA EDIÇÃO DE VIDEO:
Os mais conhecidos dos programas pagos editores de video são:

  • MOVIE MAKER (que vem com o Windows)
  • NERO VISION
  • ADOBE PREMIER
  • VIDEOPAD
  • KDENLIVE (para Linux )
  • etc
Programas gratuitos de edição de video:

  • VIDEO SPIN

Programas para baixar filmes da web (sites de videos e youtube) e conversores ao mesmo tempo:
  • FREE VIDEO CONVERTER
  • TUBEDOWNLOADER 
  • ANY VIDEO CONVERTER (baixa videos do youtube e converte para vários formatos)
  • VDOWNLOADER  (baixa videos do youtube e converte para vários formatos)
  • ATUBE CATCHER  (baixa videos do youtube e outros sites e converte para vários formatos -ultimamente os videos baixados para ser usados na TV (AVI e MPEG2)  tem dado defeito)
  • e muitos outros
Programas mais populares como player the video e audio:


  • WINDOWS MEDIA PLAYER
  • REAL PLAYER
  • VLC (excelente -  conserta o video e audio e adapta ao tocar)
  • MEDIA PLAYER CLASSIC
  • NERO SHOW TIME
  • e muitos outros

Programa para captura de tela transformando em video com audio as suas ações no computador:


  • WEBINARIA
  • ATUBE CATCHER 
  • ambos capturam imagem e audio transformando em video
  • etc

Sites de edição e conversão online, sem a necessidade de baixar programa:
Melhores sites para downloads de programas:

______________________________________

Um tutorial ensinando a fazer um VCD a partir de um arquivo de vídeo. Com um VCD, pode-se assistir aos vídeos em um DVD Player comum.


1. Uma Introdução
VCD (Abreviação para Video-CD) é um ótimo método para você colocar vídeo e áudio em CDs e poder tocar em aparelhos como DVD. Alguns tocadores de DVDs mais atuais estão suportando o formato Div-X, mas como isso não é muito comum, o pessoal ainda fica no VCD, que é suportado pela maioria dos aparelhos. Neste tutorial você vai poder aprender como fazer VCD com qualquer vídeo você tenha em Div-X.

O formato de vídeo mais popular hoje em dia e que oferece mais qualidade em menor tamanho é sem dúvida o Div-X. O Div-X na verdade é uma variação (hack) do MPEG4, então ele também é da famosa família MPEG. O MPEG de maior qualidade é o MPEG2, que é a codificação de vídeo dos DVDs. O MPEG2 também é usado para criar SVCDs (Super Video-CD), mas isso já sai fora do escopo deste tutorial, apesar dos métodos serem bastante parecidos.

O VCD usa o formato MPEG1, ou seja, um arquivo .mpg comum que todo computador toca. A diferença é que para ser um VCD, tem que ter uma certa estrutura no CD, uma resolução de vídeo e tipo de áudio específicos, podendo então ser suportado pelos DVD Players. São três as resoluções de vídeo suportadas:

NTSC - 352 x 240 pixels (29,97 frames por segundo)
NTSCFilm - 352 x 240 pixels (23,976 frames por segundo)
PAL - 352 x 288 pixels (25 frames por segundo)
A maioria dos DVD Players suportam todos os 3 formatos de resolução de vídeo. Mas para se certificar, verifique no manual do seu DVD quais formatos ele suporta, para não criar um VCD à toa. O melhor formato ao meu ver é o NTSC, que além de ter uma resolução melhor, atua com mais frames por segundo.

Tenha em mente também que você poderá gravar em um CD uma certa quantidade de minutos, ao contrário de um CD de dados normal, onde você mede a capacidade pelo tamanho dos arquivos. É igual à CD de áudio, mas com vídeo também :) Podem ser gravados 74 e 80 minutos em CDs de 650 e 700 MB respectivamente.

2. Convertendo
Antes de mais nada você vai precisar do programa que faz a conversão AVI -> MPEG. O programa se chama TMPGEnc, e você pode encontrá-lo no seguinte endereço:

TMPGEnc - http://www.tmpgenc.net

A versão que estou usando para escrever este manual é a 2.510. Baixe esta versão e instale-a. Caso haja uma versão mais recente, você pode também usá-la. Versões mais recentes são ainda melhores por conterem correções e melhoras de desempenho.

Fonte(s):

Tutorial completo (incluindo imagens passo-a-passo)
http://www.devin.com.br/vcd/

fonte: yahoo respostas


Há vários tipos de fotmatos de vídeo. Os mais populares são:


Extensão: WMV
Programa: Windows Media Player
Formato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos. Também é utilizado para streaming.
Extensão: ASF
Programa: Windows Media Player
Abreviação para Active Streaming Format. Um formato de arquivo da Microsoft para executar vídeo digital via Internet (streaming).
Extensão: RM/RA
Programa: Real Player
É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online. É muito usado para transmissão de áudio por 
streaming(ouve-se ou assiste-se online  sem necessidade de download).
Extensão: MOV
Programa: Quicktime
Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows. Pode ser utilizado para transmissões em streaming.
Extensão: MPG/MPEG
Programa: vários (necessita codec)
O MPEG (de Moving Picture Experts Group) é um formato de compressão de áudio e vídeo mantido pela International Organization for Standardization. O formato de música digital MP3 é baseado em uma das especificações do MPEG. O formato é muito popular para a troca de vídeos na Internet. Como o avi, pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado.

(mpg e mpeg é a mesma coisa.mpeg 1 é o vulgo VCD ou vídeo CD que pode ser gravado num cd. O nero grava esse formato que roda nos dvds.mpeg 2 é o formato na qualidade de dvd com quadros de 720 x 480, enquanto o mpeg 1 é a metade do tamanho.
mpeg 3 e 4 são formatos reduzidos para rodar em celulares ipods, etc. e/ou enviar como amostra pela internet).
(fonte: yahoo respostas)

Extensão: AVI (existem vários tipos de AVI, como o XVID, DIVX, SVCD, VCD, DVD etc. São compressões diferentes que o vídeo tem. o AVI puro é um arquivo bem maior. Por isso o DVD não lê todos os AVI. Você deve converter os filmes para DIVX para funcionar) 
Programa: vários (necessita codec)
Dependendo do codec usado para gerar o vídeo, o arquivo será ou não compactado. Se não for, ocupará um grande espaço no disco. Pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado no computador que vai o reproduzir. A escolha do player depende do usuário: basta abrir as preferências do programa e selecionar os formatos de arquivo desejados.
Observação: um excelente sistema chamado DivX, considerado o MP3 do vídeo por aliar boas qualidade e compressão, utiliza a extensão AVI.
Os "codec packs", como indica o nome, são pacotes que reúnem praticamente todos os codecs disponíveis. Geralmente, trazem uma espécie de player universal, capaz de resolver qualquer parada. A desvantagem é que eles são somente isso: players. Não oferecem conteúdo e outros recursos e serviços de programas como o Windows Media, o Real Player e o QuickTime.