Criar prova online

  Prova online na plataforma Google
(gratuito)

1. Utilizando a
Plataforma  Drive do Google


   O primeiro passo para se criar uma prova online (gratuita) na plataforma do Google é abrir uma conta no Google (www.google.com) usando qualquer email ou você abre um Gmail (www.gmail.com). Após criado e logado, entrar no drive, ou digite o endereço: www.drive.google.com , abrirá automaticamente o seu drive, onde você pode guardar documentos online e criar provas e trabalhos para que o aluno faça no laboratório de informática da escola ou mesmo em casa, se for trabalho. Aberto o drive, você vai em NOVO (do lado esquerdo em cima), depois em mais e depois em formulários google (se estiver em inglês é form) e crie sua avaliação ou exercícios à vontade.  



Ao salvar automaticamente já está no seu drive ou docs ou disco, o nome pode variar. Você pode mudar a imagem de fundo. Para isso basta clicar na figura de uma paletinha em cima e você pode mudar a cor da sua prova ou trabalho e pode mudar a imagem de fundo. O formulário virá sem nome, e você deve escrever o título do seu trabalho ou prova. Você pode alterar o título quando quiser.
 O título da prova ou trabalho deve conter a série e turma, e acrescente como primeira questão "Preencha com seu nome completo"; e outra questão para o número, marcando como questão obrigatória para que o aluno não envie sem identificação, você pode inserir quantas questões quiser.  Para o número recomenda-se fazer com "escolher de uma lista" , fica prático e bom para visualização. Para as questões com apenas uma resposta correta, marque "escolher de uma lista" e para as questões com mais de uma resposta, marque "caixas de seleção". Para questões discursivas, escolha Parágrafo, assim o aluno poderá escrever à vontade. É recomendável fazer uma prova para cada turma, para facilitar a impressão  e a correção depois. A prova pode ser copiada, você abre sua prova para edição, em cima à direita você vai nos 3 pontinhos e marque fazer uma cópia. A cópia ficará idêntica, inclusive o título. Você deverá então reeditar o título, para não confundir com a da outra turma. 



   Quando sua prova online ou trabalho estiver pronto, clique no olhinho do lado direito em cima e veja como seu aluno verá a prova. Cada modificação é salva automaticamente. Não há necessidade de salvar.

(Obs: Não tenha medo de tentar, errando é que se aprende. Para conhecer o drive, você deve clicar em cada opção para saber como funciona o site.) 


Drive ou Docs do Google


Plataforma





Após concluída a edição de sua prova online, você deverá utilizar o endereço http da página, você clica em visualizar prova e copia o link que estiver no endereço http://, copiando-a e colocando o link em algum site de sua autoria, ou blog, etc, ou clique em 
ENVIAR do lado direito em cima e será dado um link para você copiar e colocar eu seu site. O aluno deverá enviar apenas uma vez. Concluída sua prova com a turma, você deve tirar o link do ar para que o aluno não faça novamente a prova. Para segurança você poderá criar um login (que estará explicado abaixo), para que somente os alunos entrem nas provas naquele momento.  Recomendo que você faça um blog do Google em www.blogger.com , com o mesmo login do gmail (como este blog que estou utilizando). Crie seu blog e utilize uma página em html para fazer o login. Em cada página do blog, você pode escolher editar no modo Escrever ou HTML. 



Depois de criada sua prova, clique em respostas depois nos 3 pontinhos à direita em cima, depois em selecionar destino da resposta, depois em criar. Pronto, se você olhar no seu drive, perceberá que foi criada a página de respostas onde você receberá as respostas de seus alunos. (Se você não criar a página de respostas, elas ficarão no formato individual e se você quiser imprimir você poderá fazê-lo depois, o download será em csv. o qual não recomendo pois costuma dar erro na ortografia.) Portanto, o melhor é criar o destino das respostas para fazer o download em pdf que fica organizado ou mesmo em xlsx que é o formato do excel) Na figura abaixo a flecha mostra onde clicar para escolher a opção: fazer o download das respostas. ( cada prova poderá ser enviada individualmente para o email de seu aluno se ele quiser visualizar depois)




Abaixo o meu drive com os exercícios e as pastas de respostas

Ao abrir uma pasta de respostas você verá quem enviou os exercícios ou prova e poderá baixar para imprimir ou mesmo para deixar no seu computador e corrigir online se não quiser fazer com autocorreção.


Quando seus alunos enviarem as respostas ficará em ordem cronológica de recebimento; após todos enviarem, vá na coluna dos números de chamada e coloque em ordem alfabética (no excel é de A a Z), assim ficará na ordem da chamada. (no modelo abaixo a pasta de respostas ainda está vazia.)




Depois de criada a prova e respondida pelos alunos, você poderá salvar a página de respostas em pdf ou excel com a página em modelo "paisagem"; para isto você deve abrir a página de respostas, vai em arquivo do lado esquerdo em cima e depois em fazer download como, aí você escolhe como quer salvar. É bom salvar em pdf. Você poderá imprimir ou corrigir no seu computador mesmo.  Uma turma de 30 alunos produzirá cerca de apenas 10 páginas em pdf.


Você pode alterar o plano de fundo da sua prova como no exemplo. A original do Google é roxa, aí você clica na paletinha de pintura acima e muda o tema de fundo como no modelo abaixo.

Aparência de parte de uma prova online na antiga plataforma


Modelo na nova plataforma


Modelo na nova plataforma com um tema escolhido.



Observação: ao editar sua prova, clique em visualizar prova, o endereço que aparece ao visualizar a prova, é o endereço que deverá ser copiado para colocar em um link de seu site ou blog.

Após os alunos responderem as provas ou exercícios, retire o link do seu site e vá na edição e feche clicando em aceitando respostas; mudará para: Não está aceitando respostas. Assim ninguém poderá guardar o link e fazer após a data permitida para envio.



________________________________


PROVA COM AUTOCORREÇÃO

Na nova plataforma do Google agora tem a opção TESTE, com autocorreção. Com a prova aberta na edição você vai em ferramentas e aparecerá a opção CRIAR TESTE, e você então irá marcar quais são as respostas corretas de cada questão e o quanto vale cada questão. Quando o aluno responder e enviar ele poderá ver a nota imediatamente.



______________________________

ENVIANDO PROVA OU TRABALHO PARA O ALUNO:

O Google tem uma página muito importante para os educadores e estudantes que é a CHROME WEB STORE.  Esta página tem importantes aplicativos que serão baixados e alguns ficarão apenas como uma extensão no Chrome. Recomendo a extensão Full Page Screen Capture, (Captura da Tela Inteira); esta extensão resolve um importante problema: as provas e exercícios tomam mais de uma página que não podem ser capturadas apenas com o botão Print Screen. Com este aplicativo você capturará todo o trabalho do aluno ou documento online sem precisar imprimí-lo e depois digitalizado. Assim você poderá enviar o trabalho do seu aluno para o email dele para posterior conferência se houver necessidade.  

Veja como fica a extensão no Chrome

Como fica a prova ou trabalho capturado como imagem




_______________________________

VOCÊ PODE OPTAR POR UTILIZAR UM LOGIN COM REDIRECIONAMENTO PARA SUA PÁGINA DE PROVA OU COLOCAR O LINK DIRETAMENTE EM UMA PÁGINA DE SEU SITE OU BLOG.


COMO FAZER UM LOGIN PARA REDIRECIONAMENTO EM SEU SITE OU BLOG.

Você abre um site ou blog, e ao editar sua página você deve escolher o modo html, como tem em todos os sites, ao invés do modo escrever

Copie e cole o seguinte código :

<script language="JavaScript">

<!-- Begin
function Login(){
var done=0;
var username=document.login.username.value;
username=username.toLowerCase();
var password=document.login.password.value;
password=password.toLowerCase();


if (username=="nome" && password=="1234") { window.location="http://leilafb.com"; done=1; }


if (done==0) { alert("Senha ou Usuário inválido."); }
}
// End -->
</script>

<br />
<div style="text-align: center;">
O login e senha são fornecidos em sala de aula.</div>
<br />
<center>
<form name="login">
<table border="1" cellpadding="3" style="height: 123px; width: 225px;"><tbody>
<tr><td colspan="2" height="13"><center>
<span style="color: white; font-family: &quot;comic sans ms&quot; , &quot;arial&quot;;">
<span style="font-family: &quot;arial black&quot;;">Faça o Login:</span></span></center>
</td></tr>
<tr><td height="22"><div align="right">
<span style="font-family: &quot;verdana&quot;; font-size: 10pt; font-weight: 700;">
<span style="color: navy; font-family: &quot;comic sans ms&quot; , &quot;arial black&quot;;">

Usuário:</span></span></div>
</td>   <td align="center" height="22"><input name="username" size="20" type="text" /><br /></td></tr>
<tr><td height="22"><div align="right">
<span style="font-family: &quot;comic sans ms&quot;; font-size: 10pt;">

<span style="color: navy; font-family: &quot;comic sans ms&quot; , &quot;arial black&quot;;">
Senha:</span></span></div>
</td><td height="22"><input name="password" size="20" type="password" /><br /></td></tr>
<tr><td align="center" colspan="2" height="26"><input onclick="Login()" type="button" value="Entrar" /><br /></td></tr>
</tbody></table>
<br />
<br />
<br />
<br />
<div style="text-align: left;">
.</div>
</form>
</center>

ONDE ESTÁ username: nome e password: 1234 , É ONDE VOCÊ COLOCARÁ O LOGIN E SENHA QUE VOCÊ ESCOLHER PARA CADA TURMA. VOCÊ APAGA A PALAVRA nome E COLOCA OUTRO NOME COMO EXEMPLO O NOME DA TURMA, E onde está 1234 COLOQUE UMA SENHA DIFERENTE PARA CADA TURMA. 
ONDE ESTÁ http://leilafb.com, VOCÊ MUDARÁ PARA o endereço http da PÁGINA DE SUA PROVA.
___________

COMO FICARÁ


Faça o Login:
Usuário:
Senha:
Faça um teste utilizando o login   nome    e senha  1234 utilizando este site de teste: 
__________

COMO COLOCAR O LINK DA SUA PROVA EM UM SITE OU BLOG


   Uma dúvida que poderá surgir é como colocar o link da sua prova no seu site. 
   Você deve montar um site ou blog para colocar sua prova, portanto os sites gratuitos recomendados são:
www.webs.com (pesado mas muito interessante)
www.webnode.com.br (leve mas com menos recursos)
www.yola.com (prático e com bons recursos)
www.sites.google.com  (somente pago)
www.wix.com  (com muitos recursos)
etc..................


Os blogs recomendados:

www.blogger.com (do Google- o mais prático)
www.blogfree.net
etc

e muitos outros. Você pode saber mais na página Montagem de Sites deste blog.

COMO COLOCAR O LINK DE SUA PROVA NO BLOG OU SITE

Após criado seu site ou blog você escolherá uma página para colocar o login de suas provas e trabalhos online ou apenas o link.
Cada blog ou site tem maneiras um pouco diferentes de se colocar um link, porém na essência é a mesma coisa. Você seleciona toda uma palavra ou frase utilizando o botão esquerdo do mouse, e em cima da página você clica em Link ou no desenho da correntinha.

LINK
  
uma janela se abrirá onde você joga o link que você copiou da sua prova. Salve a página. 

Exemplo:

MEU SITE
(nesta frase eu joguei o endereço www.leilafb.com)


Você poderá fazer assim:


RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 1ºK

(o endereço que coloquei no link acima é o da recuperação que copiei do meu drive :
https://docs.google.com/forms/d/1BT0u9CRMUzm9nq9pD9twn-QgkI_hYdDhFzsjk7LEvK4/viewform

Para você copiar o endereço de sua prova uma das maneiras é clicar em visualizar depois em formulário publicado. Copie o endereço lá em cima na barra de endereços)


FAVOR NOS ENVIAR SUA DÚVIDA NO FIM DESTA PÁGINA.



Moodle

Há várias maneiras de criar uma prova ou questionário online, utilizando PHP ou outros métodos, mas para o professor o melhor são sites prontos onde você apenas aprende a utilizá-los. O site mais conhecido de todos nós do estado do Paraná é o http://www.moodle.org/ , onde já fazemos nossos cursos. A vantagem do moodle é o fato de ser gratuito. Você pode entrar na página http://download.moodle.org/ e baixar o pacote mais atualizado. Você então poderá fazer seu questionário ou fórum ou o que bem entender. O site tem explicações e detalhes. Você pode escolher o idioma. Além do moodle há outros sites que podem ser utilizados para isto, porém, é necessário o conhecimento da língua inglesa para a maioria deles, ou você pode utilizar qualquer tradutor para auxiliar. Para instalar o moodle você deve primeiro instalar o pacote MySqL no site  wampserver.com/en/  RECOMENDO ESTE VIDEO QUE EXPLICA (em espanhol) MUITO BEM A INSTALAÇÃO:

               http://www.youtube.com/watch?v=igcaj8XOOe8 



6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu excelente trabalho! Estou a aguardar pela sua resposta ao email que lhe enviei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Leonardo. Agradeco por seu contato, porem, nao encontrei seu email. voce enviou para live.art@aol.com ?

      Excluir
  2. Muito interessante este post!!! Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Tenho muita experiência em concursos públicos, que vai desde montar cursinhos preparatórios até fazer muito deles. Agora, quero passar essa experiência via net. Criei um blog e quero colocar testes e provas on line para que meu projeto tenha o alcance desejado. Estou com muita dificuldades em executar as orientações de vocês, acima. Podem me dar uma ajuda personal? Gratissimo!

    ResponderExcluir
  4. olá, estou começando agora a usar esta ferramenta e não consigo inserir texto, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir